A argamassa é um material indispensável em todos os tipos de construções, porém são tantas opções diferentes no mercado que fica difícil entender qual é a função de cada uma e qual é a ideal para sua obra, né?!
Uma escolha errada pode acarretar em problemas como desplacamento de cerâmicas, gerando retrabalhos e gastos adicionais.
Então, para te ajudar, criamos um guia com os principais tipos e funções de argamassas disponíveis no mercado. Confira:
O QUE É ARGAMASSA?
Antes de qualquer coisa vamos entender o que é a argamassa. Ela é uma mistura de cimento, areia, cal e água. Em casos específicos, pode-se adicionar aditivos como barro, cal, saibro, caulim, entre outros.
Assim como o concreto, a argamassa começa maleável, endurecendo com o tempo. Ela no seu formato sólido oferece elevada resistência e durabilidade.
Ela serve como uma espécie de cola entre alguns materiais, servindo para assentar blocos e tijolos, além de pisos e azulejos cerâmicos, por exemplo. Quando preparada corretamente, a argamassa serve como um material extremamente maleável e seguro para realizar assentamentos, porém isso pode variar de acordo com a qualidade dos componentes usados no preparo e como é feito seu manuseio.
A argamassa pode ser preparada tanto manualmente quanto com a ajuda de uma betoneira, dependendo do porte da obra Se não for a argamassa estabilizada, o ideal é preparar apenas uma mistura suficiente para 1 hora de aplicação, pois com o tempo ela vai secando e pode perder sua plasticidade.
CONHEÇA OS TIPOS DE ARGAMASSA
Colante:
Esse produto industrial, quando está em seu estado seco, é composto por cimento, aditivos químicos e agregados minerais. Ao ser misturado com água, ele forma uma massa viscosa, plástica e extremamente aderente, que é utilizada para assentar placas cerâmicas para revestimentos.
Dentro desse tipo de argamassa, ainda existem diferenciações: AC-I, AC-II e AC-III.
Com essas variações, contamos ainda com a denominação do tipo E ( AC-I E, AC-II E, e por aí vai). Isso significa que a argamassa possui um tempo aberto estendido, ou seja, um intervalo maior para que a placa cerâmica seja assentada sobre a argamassa. Isso proporcionará resistência à tração depois do tempo de cura, independente de ser simples ou direta.
AC-I
Essa argamassa colante possui características de resistência às solicitações termométricas e mecânicas. Isso significa que ela é resistente aos esforços, à temperatura e à umidade. Ela é bastante utilizada em revestimentos internos, exceto em churrasqueiras, estufas, saunas, entre outros, que exigem revestimentos especiais.
A AC-I é o tipo mais indicado para aplicações em áreas secas e molhadas, como:
– banheiros;
– cozinhas;
– áreas de serviço;
– salas;
– quartos;
– entre outros.
AC-II
Esse tipo de argamassa possui uma característica de adesividade, permitindo que absorva os esforços existentes em revestimentos de pisos e paredes internas e externas. Ela é uma argamassa de aderência superior, sendo indicada para ambientes internos que ficam expostos a temperaturas e condições severas de ventilação, como piscinas de água fria, paredes, lajes, pisos de área pública, entre outros.
AC-III
Essa argamassa possui a maior aderência entre as 3, sendo indicada para o assentamento de porcelanato, pedras de granito e mármore e revestimentos de saunas, piscinas de água quente e estufas.
A argamassa é item essencial para as obras, tendo diversos tipos, sendo cada um para um objetivo específico. Sempre consulte um especialista antes de comprar seu material, pois ele saberá te orientar sobre qual é o melhor tipo de material para o objetivo que você deseja. A Ricamix possui diversas opções de argamassas para sua obra, entre em contato e confira.
Argamassa Polimérica para assentamento:
Intermediária:
A Argamassa Intermediária produzida pela Ricamix, é composta por uma mistura de água, areia, cal e aditivo. É utilizada para assentamento, para reboco de paredes e como não possui cimento em sua composição, oferecendo um grande benefício, pode ser utilizada por um longo período, pois não endurece.
Argamassa para Contra Piso:
A argamassa bombeável produzida pela Ricamix é composta por uma mistura de areia, cimento, cal, água e aditivos especiais. É utilizada para regularizar a superfície de pisos de concreto, dando um melhor acabamento e tornando-o mais retilíneo e mais adequado para posterior utilização. E a grande vantagem é que pode ser bombeada até o local de aplicação, trazendo agilidade e qualidade no acabamento. Lembrando que fornecemos também argamassa estabilizada para contra pisos.
Argamassa Estabilizada
A Estabilizada para contra piso Ricamix possui 12 horas de estabilização e são entregues por caminhão betoneira em opções de caixas de 1m³ , de 0,3m³ ou então de 0,2 m³.
Argamassa convencional “farofa”
A argamassa para contra piso produzida pela Ricamix é composta por uma mistura de areia e cimento. É utilizada para regularizar a superfície de pisos de concreto também.
Argamassa estabilizada
A Estabilizada produzida pela Ricamix, já vem pronta para a aplicação, e é composta por uma mistura de água, areia, cimento, aditivos especiais e pode se manter trabalhável por até 72 horas.
Pode ser utilizada para:
- Assentamento de blocos/tijolos para alvenaria de vedação/estrutural;
- Reboco (emboço interno e externo), podendo ser projetado ou não;
- Chapisco;
- Regularização de pisos e outras superfícies.
Vantagens:
- Produto acabado, já vem pronto para uso, não necessita de betoneira, energia elétrica e água;
- O custo é muito menor que a argamassa convencional, pois há grande economia na mão de obra e no tempo;
- O produto é de melhor qualidade para aplicação, trabalhabilidade, acabamento e de resistência uniforme e constante;
- Menor risco de fissuração;
- O produto é totalmente homogêneo e tem garantia da qualidade, pois é dosado em central;
- Possibilidade de preparar argamassa de diferentes resistências;
- Possibilidade de preparar argamassa com diferentes tempos de aplicação (48h, 72h);
- Disponibilidade de argamassa em qualquer momento (a Ricamix entrega no mínimo 2,0 m³ sem taxa adicional de entrega);
- O volume é comprovado com 100 % de eficiência;
- Ocupa pouco espaço na obra para estoque;
- Melhor aproveitamento do canteiro de obras, visto que não há necessidade de espaço para mistura e produção da mesma.
- Não tem desperdício (perdas) e não gera resíduo;
- Obra mais limpa;
- Facilita a logística dos pedidos e da utilização da argamassa na obra;
- A Ricamix fornece sem custo, caixas de recipiente (0,2 ou de 1,0 m³) para estocar a massa conforme a demanda, com paletes e com suporte para guincho;
- Maior agilidade e produtividade da equipe de trabalho, pois o produto está pronto para ser utilizado, apresentando até 35% a mais de rendimento no trabalho;
- Maior durabilidade dos revestimentos devido à qualidade da argamassa.
Dicas:
- Manter os recipientes limpos;
- Estabelecer zonas de recepção da argamassa diária;
- Dispor de suficientes recipientes para melhorar a mobilidade na obra;
- Identificar os recipientes que ficam de um dia para o outro;
- Colocar uma fina lâmina de água sobre estes recipientes;
- Calcular as necessidades diárias de argamassa e programar o pedido o quanto antes;
- Umedecer as paredes ligeiramente, especialmente em clima quente e seco.
Gostou das nossas opções? Acesse o site e peça orçamento.
Leia Também
Contrapiso: Saiba o que é, e como aplicá-lo.
Contrapiso é, basicamente, no método convencional e mais antigo,...
ARGAMASSA: O que é, e seus tipos
A argamassa é um material indispensável em todos os...