CONHEÇA NOSSO

LABORATÓRIO

Em um compromisso com a busca constante pela qualidade, com a pesquisa de novas tecnologias, com a normalização de seus serviços e com a capacitação profissional de seus funcionários, a Ricamix investe em um laboratório para controle de sua produção, instalado na própria usina.

Com o crescimento do mercado da construção civil, tem havido um aumento na procura por empresas que forneçam serviços e materiais com qualidade e custo acessível.

O controle tecnológico dos concretos e argamassas produzidos pela Ricamix, assim como, dos seus componentes (cimento, cal, areia, brita, água e aditivos) é feito diariamente, a fim de controlar e evitar variabilidades tanto dos componentes quanto do produto final.

De acordo com Mehta e Monteiro (2008), pesquisadores considerados os mais importantes formuladores dos conceitos e metodologias de controle e garantia da qualidade na atualidade, DR. W. Edwards Deming e Dr. Kaoru Ishikawa consideram que “qualidade é conformidade aos requisitos” e “qualidade são as características do produto ou serviço que satisfazem às necessidades do usuário e geram satisfação”. Na tabela abaixo pode-se visualizar o conceito de qualidade com o passar dos anos.

Evolução do conceito de qualidade – Helene e Terzian (2001)

Conceito de QualidadeAnos
Um luxo50 – 60
Uma despesa60 – 70
Um argumento de venda70 – 80
Uma fonte de lucro80 – 90
Uma questão de sobrevivência90 – 2000

É de grande importância que haja um controle para qualquer atividade humana, a partir de matérias-primas e através de certo processo, na obtenção de um produto final. Daí entra o sistema de garantia da qualidade de todas as etapas da “construção”, começando pelo planejamento, passando pelo projeto, fabricação de materiais e componentes, pela execução e finalmente pelo uso. Além dos produtos, os processos e os serviços também têm a importância de serem controlados.