De acordo com Andriolo e Sgarboza (1993), normalmente os aditivos são empregados para as seguintes propriedades do concreto:
- Melhorar a trabalhabilidade;
- Retardar a pega;
- Acelerar a pega e consequentemente o endurecimento;
- Melhorar a durabilidade.
- Os menos usuais são utilizados para:
- Reduzir a água da mistura;
- Melhorar a cura;
- Melhorar a impermeabilidade do concreto;
- Causar expansão do concreto;
- Alterar a cor.
Segundo Mehta e Monteiro (2008), os aditivos incorporadores de ar são utilizados na preparação de concreto e massa, e em misturas de concreto leve. Este aditivo foi projetado principalmente para suportar os ciclos de gelo e degelo. Porém em excesso ele retarda a hidratação do cimento, outro efeito colateral é a perda de resistência em conseqüência a quantidade de ar incorporado ao concreto.
Já os aditivos que atuam na trabalhabilidade do concreto são mais conhecidos como redutores de água ou super plastificantes. Capazes de reduzir de três a quatro vezes a água comparado aos plastificantes normais, aumenta consideravelmente a fluidez e o abatimento do concreto. Enquanto os aditivos plastificantes comuns conseguem reduzir de 5 a 10% a água de amassamento, o super plastificante rende de 20 a 30%, conseqüentemente o concreto apresenta resistências maiores a um, três, sete e vinte e oito dias, comparado com um de referência, segundo a Tabela 12.
Quando é preciso alterar a velocidade de reação de hidratação do cimento, ou seja, alterar o tempo de pega, como é mais conhecido, utilizam-se substâncias químicas modificadores de pega. Existem duas maneiras de modificar a pega do concreto, a primeira é utilizando os aditivos aceleradores de pega, ou se for necessário diminuir a velocidade de endurecimento recomenda-se os retardadores de pega (PASSUELO et. al., 2005).
Segundo Mehta e Monteiro (2008), os aceleradores de pega são úteis particularmente em climas frios, eles proporcionam maior rapidez nas operações de acabamento. Para acelerar o andamento da obra este aditivo permite aumentar a velocidade do concreto para atingir sua resistência inicial e remover as formas, liberando frente para outros serviços.
Segundo os mesmos autores, os aditivos retardadores são utilizados em climas quentes, também garantem uma boa trabalhabilidade por um longo período, e dessa maneira estes podem ser empregados em grandes estruturas. Fissuração de vigas é uma situação que os retardadores ajudam evitar, sendo que em uma grande viga pós-tensionada, durante o lançamento de concreto em suas diversas seções atinjam um determinado nível de resistência inicial aproximadamente igual ao mesmo tempo.
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